Na segunda-feira (11) ocorreram as oficinas de apresentação do Projeto Cooperativismo SAF/UFV nas cidades de Fortaleza (CE), Ilhéus (BA) e João Pessoa (PB). Os eventos deram destaque aos objetivos e conteúdos dos cursos de capacitação, com foco no cronograma de realização das atividades e no processo de inscrição, além das demais metas pertinentes ao projeto.
Em Fortaleza, a oficina foi realizada no Auditório da Organização das Cooperativas do Estado do Ceará (OCB – CE), com coordenação do professor Janderson Damaceno dos Reis, do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para a participante Eveline Augusto, assessora do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural do Ceará e membro do Observatório de Políticas Públicas do Mundo Rural, “os cursos vêm em um momento muito importante pra gente, em que nós precisamos nos instrumentalizar para acessar mercados e políticas públicas, principalmente nas compras institucionais”.
Em Ilhéus, a apresentação ocorreu no Auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), coordenada pelo professor Mateus Neves (DER/UFV). Em João Pessoa, a professora Nathália Cosmo (DER/UFV) foi responsável pela divulgação, realizada no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB). Segundo o representante do Serviço de Agricultura Familiar (SEAF) da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Paraíba (SFA/PB), Lucas Xavier, “a proposta é fantástica, uma vez que aborda um tema de importância estratégica para o desenvolvimento do setor agropecuário. Hoje em dia existe essa necessidade de os agricultores se organizarem para o acesso a mercados, a oportunidades de comercialização e também capacitação”.
As oficinas do Projeto Cooperativismo SAF/UFV, desenvolvido em parceria entre o Departamento de Cooperativismo e Acesso aos Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a UFV, continuam entre os dias 12 e 13 de novembro, nas cidades de Natal (RN), Aracaju (SE), Petrolina (PE), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI), respectivamente. As inscrições são gratuitas, com número de vagas limitado.


