Buscar

Projeto Cooperativismo SAF/UFV realiza cursos de capacitação em Colatina (ES) e Montes Claros (MG)

Entre os dias 12 e 14 de dezembro ocorreram os primeiros cursos de capacitação do Projeto Cooperativismo SAF/UFV. Referentes ao Módulo 1 - Gestão de empreendimentos coletivos e mercados, as capacitações tiveram como objetivo apresentar fundamentos do associativismo e do cooperativismo, com ênfase na agricultura familiar, nos instrumentos aplicados à gestão e no acesso aos mercados.


Em Colatina, o curso foi coordenado pelos professores Mateus Neves e Pablo Albino, do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em Montes Claros, pelo professor Janderson Damaceno dos Reis (DER/UFV) e pela pesquisadora colaboradora da UFV, Poliana Cardoso.


Além de métodos expositivos, as aulas contaram com metodologias participativas, como jogos e dinâmicas. Na avaliação da docente Poliana Cardoso, o uso dessas técnicas para refletir sobre o conteúdo do material didático foi bastante efetivo para o envolvimento dos alunos. Para a agricultura familiar Sirley Veloso, o curso permitiu visualizar os problemas que estão presentes no dia a dia e que muitas vezes não são detectados no processo de gestão das cooperativas e associações.


Os cursos de capacitação do Projeto Cooperativismo SAF/UFV, desenvolvido em parceria entre o Departamento de Cooperativismo e Acesso aos Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a UFV, estão divididos em quatro módulos. As datas e os locais de realização de todos os módulos já estão disponíveis. As inscrições são gratuitas, com número de vagas limitado.







78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Realização

Logo UFV Vertical.png
Untitled-2-04.png

Contato

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • Twitter Social Icon