Para as dúvidas dos participantes selecionados para os cursos: 0800-7181585

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • Twitter Social Icon
Contato
Buscar

    Projeto Cooperativismo SAF/UFV realiza cursos de capacitação em Colatina (ES) e Montes Claros (MG)

    Entre os dias 12 e 14 de dezembro ocorreram os primeiros cursos de capacitação do Projeto Cooperativismo SAF/UFV. Referentes ao Módulo 1 - Gestão de empreendimentos coletivos e mercados, as capacitações tiveram como objetivo apresentar fundamentos do associativismo e do cooperativismo, com ênfase na agricultura familiar, nos instrumentos aplicados à gestão e no acesso aos mercados.


    Em Colatina, o curso foi coordenado pelos professores Mateus Neves e Pablo Albino, do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em Montes Claros, pelo professor Janderson Damaceno dos Reis (DER/UFV) e pela pesquisadora colaboradora da UFV, Poliana Cardoso.


    Além de métodos expositivos, as aulas contaram com metodologias participativas, como jogos e dinâmicas. Na avaliação da docente Poliana Cardoso, o uso dessas técnicas para refletir sobre o conteúdo do material didático foi bastante efetivo para o envolvimento dos alunos. Para a agricultura familiar Sirley Veloso, o curso permitiu visualizar os problemas que estão presentes no dia a dia e que muitas vezes não são detectados no processo de gestão das cooperativas e associações.


    Os cursos de capacitação do Projeto Cooperativismo SAF/UFV, desenvolvido em parceria entre o Departamento de Cooperativismo e Acesso aos Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a UFV, estão divididos em quatro módulos. As datas e os locais de realização de todos os módulos já estão disponíveis. As inscrições são gratuitas, com número de vagas limitado.







    71 visualizações