Buscar

Projeto Cooperativismo SAF/UFV realiza capacitações em Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais

Entre 16 e 18 de janeiro aconteceram os cursos de capacitação referentes ao Módulo 1 - Gestão de empreendimentos coletivos e mercados, nas cidades de Aracaju (SE) e Ilhéus (BA), e ao Módulo 2 - Governança participativa, redes de sociabilidade e meio ambiente, nas cidades de Colatina (ES) e Montes Claros (MG). Com direcionamento às associações e cooperativas da agricultura familiar, as capacitações do Módulo 1 tiveram como conteúdos os conceitos fundamentais e princípios das organizações coletivas, além de conhecimentos em legislação, gestão e comercialização. No Módulo 2, o processo participativo, a intercooperação, a educação ambiental e as discussões sobre gênero e juventude estiveram entre os assuntos abordados.


Os cursos realizados na Bahia e em Sergipe foram coordenados, respectivamente, pelos professores Pablo Albino e Janderson Reis, do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ao todo, 59 selecionados, vinculados a empreendimentos da agricultura familiar, participaram dos três dias de capacitação. No Espírito Santo e em Minas Gerais, as primeiras turmas do Módulo 2 também somaram 59 participantes. Em Colatina, as atividades foram conduzidas pela professora Nathália Cosmo (DER/UFV) e pelo doutor em Extensão Rural (PPGEXR – UFSM) Diego Camelo. Em Montes Claros, pelas doutoras em Extensão Rural (PPGER – UFV) Fernanda Machado e Poliana Cardoso.


Dentre os participantes, a representante da Associação de Agricultores Familiares do Brejinho, Miraídes Cordeiro dos Santos, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento das associações e cooperativas, além da metodologia, que em sua opinião “alcança todos os públicos com equidade”. Para Wendeo Silva Souza, da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Sertão, “a metodologia de ensino participativa possibilitou a troca de ideias e experiências que levaremos para nossos núcleos produtivos”. “Perceber que, em nossa cidade e região, temos outras entidades que lutam e buscam os mesmos ideais, é confortante e animador”, ressaltou.


Os cursos de capacitação do Projeto Cooperativismo SAF/UFV, desenvolvido em parceria entre o Departamento de Cooperativismo e Acesso aos Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a UFV, estão divididos em quatro módulos. As inscrições e a participação são gratuitas, com número de vagas limitado.



Módulo 2 - Colatina (ES)


Módulo 2 - Montes Claros (MG)


Módulo 1 - Aracaju (SE)


Módulo 1 - Ilhéus (BA)


90 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Realização

Logo UFV Vertical.png
Untitled-2-04.png

Contato

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • Twitter Social Icon