Buscar

Projeto Cooperativismo SAF/UFV conclui primeiro ciclo de quatro módulos dos cursos de capacitação


Entre 12 e 14 de março ocorreu em Colatina (ES) a primeira capacitação do Módulo 4 (Políticas públicas e agricultura familiar: características e mecanismos de acesso), coordenada pelo professor José Ambrósio Ferreira Neto, do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER - UFV), e pela mestra em Administração Pública (UFV) Aline Xisto Rodrigues. No período também aconteceu o curso do Módulo 3 (Contabilidade e Finanças) em Ilhéus (BA), ministrado pelo professor Brício Reis (DER - UFV) e pelo bacharel em Gestão de Cooperativas (UFV) Igor Coelho.


O último módulo do material didático apresenta os principais programas de acesso a crédito e a mercados para a agricultura familiar, abrangendo a Política Nacional da Agricultura Familiar, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Segundo a instrutora Aline Xisto Rodrigues, o curso promove “o diálogo entre a teoria e a prática que envolvem as políticas e os principais programas relacionados à agricultura familiar. O mais interessante é que, muito mais do que ensinar, acabamos aprendendo com a vivência dessas pessoas que, em maior ou menor grau, já tiveram acesso a algum desses programas”.


Para Elias Braun, representante da Associação de Pequenos Produtores de Cascatinha do Pancas e da Cooperativa de Agricultores Familiares de Colatina, o curso foi além das expectativas. “Muitas informações de que ainda tinha dúvidas aqui eu pude reavivar, me fortalecendo mais para que possa contribuir com a minha comunidade e com a minha associação, para que possa contagiar os nossos associados e agricultores, para que eles também possam ter acesso com mais entendimento, mais clareza, e que eles possam não só participar, mas desenvolver suas atividades lá onde eles vivem, agregando valor pro seu trabalho”, declarou o cursista. A participante Sandra Arcanjo, da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais, também destacou a importância dos cursos: “Saio daqui realmente confiante de que agora, com o conhecimento aqui obtido, seremos capazes de estar criando a nossa tão esperada cooperativa”.


Ao todo, cinco capacitações de todos os módulos foram realizadas na primeira quinzena do mês de março. Nos dias 5, 6 e 7, o Módulo 1 (Gestão de empreendimentos coletivos e mercados) foi executado em São Luís e o Módulo 2 (Governança participativa, redes de sociabilidade e meio ambiente) em Maceió (AL) e Petrolina (PE). No Maranhão, as atividades foram coordenadas pelo professor Janderson Damaceno dos Reis (DER - UFV); em Alagoas, pelas doutoras em Extensão Rural (UFV) Fernanda Machado e Poliana Cardoso; e em Pernambuco, pela professora Nathália Cosmo (DER - UFV) e pelo doutor em Extensão Rural (UFSM) Diego Camelo.


O Projeto Cooperativismo SAF/UFV é desenvolvido pelo Departamento de Cooperativismo e Acesso aos Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em parceria com a UFV. As capacitações estão divididas em quatro módulos e buscam fortalecer os empreendimentos coletivos da agricultura familiar. As inscrições e os cursos são gratuitos, com número de vagas limitado.




Módulo 4 - Colatina (ES)


Módulo 3 - Ilhéus (BA)




Módulo 2 - Petrolina (PE)


Módulo 2 - Maceió (AL)


Módulo 1 - São Luís (MA)

62 visualizações

Para as dúvidas dos participantes selecionados para os cursos: 0800-7181585

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • Twitter Social Icon
Contato