Para as dúvidas dos participantes selecionados para os cursos: 0800-7181585

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • Twitter Social Icon
Contato
Buscar

    Oficinas mobilizam agricultores familiares da região Nordeste para cursos de capacitação

    Entre os dias 11 e 13 de novembro foram realizadas as oficinas do projeto Cooperativismo SAF/UFV nos nove estados da região Nordeste. Destinados à divulgação dos objetivos do projeto, com destaque para os cursos de capacitação que ocorrerão na região em 2020, os eventos contaram com a presença de agricultores familiares de associações e cooperativas e de representantes de instituições vinculadas a esse público, como as unidades estaduais da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF) e órgãos de assistência técnica e extensão rural.


    Com apresentações nas cidades de Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Petrolina (PE), São Luís (MA) e Teresina (PI), as oficinas foram coordenadas pelos professores Janderson Damaceno dos Reis, Mateus de Carvalho Reis Neves e Nathália Thaís Cosmo da Silva, do Departamento de Economia Rural (DER) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

    Reunindo um público amplo, as oficinas se constituíram como espaços para esclarecimentos sobre os quatro módulos que compõem os cursos e orientações acerca das inscrições, número de vagas e critérios de seleção dos participantes. Segundo Edmilson Alves de Souza, da Associação dos Pequenos Produtores de Riacho Fundo (PE), que reúne 248 famílias, os cursos serão importantes para auxiliar na transformação da associação em uma cooperativa, que é uma demanda atual dos agricultores familiares da região. Para Francisca Eliane, da Rede Xique Xique (RN), os cursos contribuirão para o fortalecimento da rede. A perspectiva é conseguir envolver “a agricultura familiar, as cooperativas e associações para esse entendimento de organicidade, da gestão, de como acessar mercados“, afirmou. A relevância das atividades desenvolvidas pelo projeto também foi assinalada pelo superintendente Alair Corrêa de Oliveira (SAF-AL), que destacou a expectativa do público participante em relação às capacitações.


    Além dos estados do Nordeste, as regiões de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) no Espírito Santo e em Minas Gerais fazem parte da área de abrangência do projeto, desenvolvido em parceria entre o Departamento de Cooperativismo e Acesso aos Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a UFV. As inscrições para os cursos de capacitação são gratuitas, com número limitado de vagas.



    Oficina de apresentação em Maceió (AL)

    Oficina de apresentação em São Luís (MA)


    Oficina de apresentação em Teresina (PI)



    84 visualizações