Buscar

Cursos dos Módulos I, II e III são executados em cinco estados



Durante os dias 13, 14 e 15 de fevereiro ocorreram mais cinco cursos referentes a três dos quatro módulos que compõem as capacitações do Projeto Cooperativismo SAF/UFV, desenvolvido pelo Departamento de Cooperativismo e Acesso aos Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os cursos tiveram início em dezembro de 2019 e têm como objetivo fortalecer o sistema associativista e cooperativista da agricultura familiar.


Em João Pessoa (PB), foi realizada a sétima capacitação do Módulo 1 - Gestão de empreendimentos coletivos e mercados, cujas atividades foram coordenadas pelos professores Janderson Reis e Mateus Neves, do Departamento de Economia Rural (DER) da UFV. O módulo apresenta as principais reflexões acerca do associativismo e do cooperativismo e abrange conteúdos como legislação, planejamento estratégico e comercialização agrícola.


O Módulo 2 - Governança participativa, redes de sociabilidade e meio ambiente, que aborda a diversidade do processo participativo em empreendimentos coletivos, percorrendo temas como educação, intercooperação, gênero e juventude, ocorreu em Aracaju (SE) e Ilhéus (BA). Na Bahia, o curso foi ministrado pela professora Nathália Cosmo (DER/UFV) e pelo doutor em Extensão Rural (UFSM) Diego Camelo; em Sergipe, pelas doutoras em Extensão Rural (UFV) Fernanda Machado e Poliana Cardoso. De acordo com Rosilda Jesus dos Santos, da Associação de Moradores do Povoado Mato Grosso, localizado no município de Estância (SE), as dinâmicas do segundo módulo permitiram que os participantes refletissem sobre o trabalho e a prática no dia a dia de suas comunidades.


Os primeiros cursos do Módulo 3 - Contabilidade e Finanças, realizados em Colatina (ES) e Montes Claros (MG), também foram elogiados pelos participantes. Miraídes Cordeiro dos Santos, da Associação de Agricultores Familiares do Brejinho, situada em Montezuma (MG), esteve na capacitação coordenada pelo professor Pablo Albino (DER/UFV) e pelo bacharel em Cooperativismo (UFV) Thiago Mariano e destacou que o curso foi muito enriquecedor para os agricultores, que muitas vezes não sabem o que fazer. Segundo ela, poder participar e “levar essas informações quentes para os associados é algo que não tem preço”.


Para o professor Brício Reis (DER/UFV), que conduziu as atividades em Colatina em conjunto bacharel em Gestão de Cooperativas (UFV) Igor Coelho, “como o projeto tem como um de seus objetivos a capacitação dos agricultores familiares no que diz respeito à gestão dos empreendimentos associativos, nada mais relevante que os mesmos tenham conhecimento sobre o processo de gestão financeira dessas entidades”. No terceiro módulo, como completado pelo professor, “a contabilidade, como uma importante fonte de dados para tomada de decisão, é apresentada em seus aspectos básicos, garantindo aos cursistas conhecimento adequado sobre a estrutura patrimonial e sobre as demonstrações que refletem o desempenho econômico do negócio. Além disso, procura-se enfatizar a interpretação desses relatórios contábeis sob o contexto das sociedades de pessoas, pois as mesmas não possuem fins lucrativos, mas, como qualquer empreendimento, necessitam acumular capital para realizar investimentos e, consequentemente, prestar serviços de qualidade aos seus membros”.


Cada um dos quatro módulos tem execução prevista para doze cidades localizadas na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). As capacitações acontecem até o mês de agosto e as inscrições são gratuitas, com número de vagas limitado.



Módulo 1 - João Pessoa (PB)


Módulo 2 - Aracaju (SE)


Módulo 2 - Ilhéus (BA)


Módulo 3 - Colatina (ES)


Módulo 3 - Montes Claros (MG)



80 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Realização

Logo UFV Vertical.png
Untitled-2-04.png

Contato

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • Twitter Social Icon