Para as dúvidas dos participantes selecionados para os cursos: 0800-7181585

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • Twitter Social Icon
Contato
Buscar

    Capacitações do Módulo I são realizadas em Alagoas e Pernambuco

    Atualizado: Mar 13

    Dando sequência ao Módulo 1 - Gestão de empreendimentos coletivos e mercados, foram realizados os cursos de capacitação do Projeto Cooperativismo SAF/UFV em Petrolina (PE) e Maceió (AL). No estado de Pernambuco, o curso ocorreu entre os dias 30 de janeiro e 1 de fevereiro; em Alagoas, ente 6 e 8 de fevereiro. O módulo tem centralidade nos princípios associativistas e cooperativistas, abrangendo aspectos como legislação, governança, planejamento estratégico e comercialização agrícola.


    Em Petrolina, as atividades foram coordenadas pelo professor Janderson Reis, do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV), e pela doutora em Extensão Rural (PPGER – UFV) Poliana Cardoso. Em Maceió, o curso foi ministrado pelo professor Mateus Neves (DER/UFV) e contou com a presença do diretor do Departamento de Cooperativismo e Acesso aos Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Márcio de Andrade Madalena, e do superintendente Alay Correia de Amorim, da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Alagoas (SFA/AL). Durante os três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a conhecimentos teóricos relacionados às organizações coletivas, com foco na agricultura familiar, e a atividades de aplicação prática do conteúdo trabalhado.


    O participante Jadiel Barros da Silva, da Associação de Produtores Rurais do Núcleo VI, da cidade de Petrolina, destacou a qualidade do material didático e as metodologias utilizadas: “Uma coisa fantástica desse curso foram as dinâmicas aplicadas, que nos deixaram um aprendizado maior e serviram de base para fixar os conteúdos. As dinâmicas nos deram os choques da realidade, as lições que a gente precisa, mostraram as dificuldades que a gente enfrenta dentro de associações e cooperativas”. Francisco Helder Souza, da Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Mandioca da Chapada do Araripe (COOPERAMA), ressaltou que “o curso foi uma oportunidade muito boa, tanto do ponto de vista do conteúdo, com a clareza com que foram explicados todos os assuntos, todas as dinâmicas, quanto pela oportunidade de conhecer pessoas novas, que estão à frente de outras cooperativas, pra que a gente possa se correlacionar em vários assuntos que dizem respeito à agricultura familiar”.


    Os cursos de capacitação do Projeto Cooperativismo SAF/UFV, desenvolvido em parceria entre o Departamento de Cooperativismo e Acesso aos Mercados (SAF/MAPA) e a UFV, estão divididos em quatro módulos. As inscrições são gratuitas, com número de vagas limitado.



    Módulo 1 - Petrolina (PE)


    Módulo 1 - Maceió (AL)


    130 visualizações